Pular para o conteúdo

Ensine o cão a fazer xixi e cocô no lugar certo

filhote deitado no chão de uma casa e em sua frente uma poça de xixi

                  Um dos pontos mais solicitados pelos tutores ao procurar um serviço de adestramento é para ajustar as necessidades que estão ocorrendo no lugar errado. É um problema muito comum que os filhotes que estão recém-chegados em casa trazem consigo, e que por um manejo errado do tutor, esse problema se perpetua por toda a vida do animal.

Adapte sua casa para ele

  O primeiro passo para evitar esse problema nos primeiros dias do animalzinho, é esquematizar muito bem a casa para recebê-lo. Pergunte ao canil ou abrigo no qual ele vivia, como era a superfície na qual ele estava habituado a fazer (jornal ou tapetinho higiênico) e utilize o mesmo material em casa.

Escolha o local certo

Certifique-se que o banheiro que você irá montar está num lugar adequado, ou seja, separado da comida, água e da caminha do animal bem como fora da passagem de pessoas ou barulhos incômodos. Uma dica é restringir o seu espaço na casa e ir abrindo aos poucos conforme você vá criando confiança de que ele aprendeu o lugar. 

Retire os tapetes desse novo ambiente, pois eles têm certa tendência a escolher materiais absorventes para fazer o xixi e com isso podem acabar escolhendo o local errado.

Tenha paciência

Lembre-se sempre de que alguns erros e recaídas é normal nesse primeiro momento, por isso evite dar bronca quando isso acontecer. Essa atitude pode atrapalhar o aprendizado do animal, pois ele pode entender isso como reforço – e fazer errado para chamar atenção, ou ficar com medo – e fazer errado procurando esconder aquele xixi ou cocô.  A melhor forma de ensinar o pet o lugar certo é focar no acerto. Ou seja, sempre que flagrar ele fazendo suas necessidades no lugar onde você escolheu, faça uma festinha e recompense com carinho e um petisco bem gostoso.

Se for um cão adulto

No caso de um animal mais velho, é possível que esse problema ocorra devido à um manejo incorreto no início. Dessa forma, realize o que foi citado anteriormente mas tenha em mente de que a velocidade de aprendizado será mais devagar.  É importante saber que as necessidades no lugar errado de um cão adulto que começam de forma repentina podem ter algumas características associadas com ansiedade de separação, demarcação ou medo. Se for esse o caso, procure a ajuda de um profissional do comportamento animal para estipular o melhor protocolo de tratamento.

Para mais detalhes, tem vídeo lá no meu canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=g0DZdIBAIbA

Perguntas e respostas:

O ideal é começar o processo de treinamento quando o cachorro tiver entre 2 e 3 meses de idade.

O processo envolve muita paciência e consistência. Comece levando o cachorro ao local desejado e espere até que ele faça suas necessidades. Elogie-o e recompense-o quando ele fizer certo e nunca o puna quando fizer errado. Geralmente o cão faz suas necessidades logo após as refeições, ingestão de água e exercício físico (brincadeiras e corridas). De atenção nessas horas.

O tempo pode variar de acordo com a raça, idade e temperamento do cachorro, mas geralmente leva de 2 a 4 semanas para o cachorro começar a entender o que se espera dele.

Não desista! Continue com a rotina de levar o cachorro ao local desejado e recompensá-lo quando ele fizer certo. Se precisar, procure a ajuda de um treinador profissional. Uma dica é limpar o local errado com produtos enzimáticos que retiram totalmente o odor e passar a jogar a ração ou petiscos pra ele comer naquele local.

Escolha um local afastado do local onde o cachorro dorme e come, em um local com fácil acesso e que possa ser limpo facilmente.

Sim, é possível, mas pode ser um pouco mais difícil. O processo é o mesmo, mas pode levar mais tempo e requer mais paciência e persistência.

Tem um filhote de cachorro aí?

Conheça o curso mais completo que vai te deixar EXPERT na criação dele.

plugins premium WordPress