Pular para o conteúdo
Início » Como ensinar seu cão a se comunicar com você?

Como ensinar seu cão a se comunicar com você?

Mulher e cão sorrindo. Foto em close

Pra muitas pessoas, a ideia de um animal se comunicar com um ser humano parece ser algo fora da realidade. Acontece que estudos comprovam que os animais, além de se comunicarem entre si, também conseguem se comunicar com indivíduos de espécie diferentes.

Quando assistimos um programa de TV com imagens de animais na selva, podemos ver vários tipos de comunicação interespecífica acontecendo, e já que convivemos com os nossos cães em matilha dentro de casa, esse tipo de interação acontece normalmente 24h por dia e as vezes nem percebemos.

Pois bem, já que agora você sabe que seu cão procura se comunicar com você praticamente o tempo todo, por que não ensinar para ele coisas desejáveis que você gostaria que compreendesse?

Nesse contexto trago a importância de se ensinar e treinar comandos. Muita gente acha que comandos são apenas truques que ensinamos aos bichos como forma de entretenimento, porém comandos representam muito mais além disso. Na verdade, os comandos são o vocabulário existente entre você e seu animal. Ou seja, quando mais palavras ele aprender, melhor será a comunicação entre vocês.

O céu é o limite para ensinar essas “palavras”. Desde um comando básico como “senta” até mesmo avançados como “apague a luz”. Para que seu cão consiga associar comandos mais difíceis, a dica é trabalhar bastante os mais básicos para depois ir evoluindo.

Além de exercitar comandos, o simples fato de reforçar o animal quando executa determinado comportamento também é uma forma de ensinar algo, seja isso certo ou errado. Pense comigo: quando ele quer sua atenção e pra isso faz um xixi no local errado, você imediatamente interrompe o que está fazendo para ir limpar ou pior brigar com ele. Pronto! Você acaba de ensinar seu cachorro que xixis errados chamam sua atenção. Pensando nisso, por que não ignorar quando esse comportamento indesejado acontecer e começar a reforçar quando ele acerta o tapetinho?

Agora que você já sabe como melhorar a comunicação com seu pet, comece hoje com comandos básicos e valorizando comportamentos desejados. Garanto que a relação de vocês vai ficar melhor do que nunca!

plugins premium WordPress