Pular para o conteúdo
Início » Como diminuir o estresse na consulta com o Veterinário?

Como diminuir o estresse na consulta com o Veterinário?

Todo mundo já sabe que manter a saúde do pet em dia é vital para promover a longevidade. Para isso, algumas idas ao Veterinário são necessárias. Na clinica, normalmente o Vet realiza um exame físico e também pode pedir alguns exames laboratoriais. Caso o pet não esteja habituado com esse tipo de manipulação, esse momento pode virar um grande transtorno para todos os envolvidos.

                  No dia da consulta, o ideal é que o pet fique tranquilo em casa até o momento de ir. Para ajudar nisso, a música clássica pode ser uma grande aliada para promover relaxamento ao seu bichinho. Para que ele se sinta ainda mais seguro, leve um paninho com o cheiro que ele esteja acostumado (como o da própria caminha por exemplo).

                  Para minimizar o estresse no momento da manipulação, alguns exercícios podem ser feitos pelo tutor na própria casa desde filhote. No caso do exame físico, podemos simular algumas manobras que seriam feitas pelo Veterinário no dia da consulta como: mexer nas orelhas, abrir a boca, mexer nas patinhas, apalpar as mamas, mexer no rabo, afastar os pelos, etc. Como a ideia é dar uma sensação prazerosa à tudo isso, a dica é fornecer um petisco pra cada parte do corpo manipulada.

                  Outra simulação interessante de se fazer é a da vacinação ou coleta de sangue. Para isso, pode-se utilizar uma caneta ou lápis onde o tutor pode pressionar levemente esse objeto na pele do animal e logo em seguida fornecer o petisco para novamente associar de forma positiva esse ato.

                  Se caso seu pet apresente algum desconforto ou intolerância ao toque, não force! O ideal é justamente realizar as simulações de forma gradual para que ele se sinta cada vez mais seguro. Caso sinta dificuldade em perceber os sinais do seu bichinho, chame um adestrador profissional para te ajudar.

plugins premium WordPress