Como minimizar o estresse na hora dos Fogos de Artificio

Fogos de artifício: para alguns um momento de diversão, mas para outros um completo desespero! Sabendo que os cães possuem uma audição muito mais aguçada que a nossa, levar eles ao evento é uma estratégia um tanto quanto perigosa. Além do sofrimento com o barulho, isso pode resultar em fuga, ataque de pânico, convulsão, parada cardíaca e agressividade , por ex. Dessa forma, a melhor opção para esse momento é deixa-lo em um ambiente no qual ele possa estar seguro.

                  1) Dê preferência para um local que o seu cão já esteja habituado. Caso isso não seja possível, escolha um local longe de janelas e escadas.

                  2) Espalhe itens que contenham cheiros que remetam segurança como seu pijama, suas meias, uma caminha ou coberta que ele normalmente dorme e brinquedos,  por ex.

                  3) Nesse local, procure abafar o ruído externo com o ventilador ligado, assim como um rádio ou televisão. Dica: No youtube é possível encontrar músicas clássicas que prometem promover calma e tranquilidade ao cão (procure por relaxmydog).

                  4) Se você puder estar presente no momento dos fogos, uma boa estratégia é entreter o cão com comandos e brincadeiras. Caso não consiga estar presente, a dica é fornecer um enriquecimento ambiental que ele já esteja habituado a interagir quando for sair. Para um efeito ainda melhor, evite alimentar o cão antes dos fogos, para que ele esteja mais interessado na hora de brincar com esse enriquecimento.

                  5) Uma outra opção é utilizar da técnica Tellington Touch (TTouch) amarrando uma faixa envolta do corpinho do animal. Essa técnica consiste em pressionar pontos estratégicos que acumulariam estresse e assim ajudar o cãozinho no momento de tensão.

                  6) Se por acaso o estado de pânico do seu animal for muito grave, procure um Veterinário(a) Comportamental para conversar sobre a possibilidade de utilizar alguma medicação. Também recomendo o acompanhamento de um adestrador ao longo do ano para trabalhar a dessensibilização desses e outros barulhos.