Como manter o pet entretido no frio?

Nos dias mais frios, a vontade de ficar em casa debaixo das cobertas é grande. Porém, não podemos esquecer que nossos pets possuem algumas necessidades básicas e uma delas inclui o gasto de energia diário.

As atividades físicas possuem como objetivo além da manutenção do peso corporal, promover a interação social, desenvolvimento de habilidades e divertimento. Ou  seja, ficar uma temporada sem exercícios e entretenimento pode gerar ao pet diversos problemas de saúde físicos e mentais.

Mas como podemos proporcionar isso ao pet? Digamos que isso pode exigir um pouco de criatividade, porém é totalmente possível!

Para começar, utilize do Enriquecimento Ambiental para deixar a casa mais interessante. Já falamos sobre ele aqui na coluna, mas é sempre bom lembrar! O EA estimula o animal de várias maneiras e nós mesmos podemos criar algumas opções. Alguns exemplos que podemos citar são os brinquedos interativos como garrafas pet furadas com petiscos ou ração dentro,  rolo de papelão com petiscos dentro, caixas de papelão,  coco natural (vazio), ossinhos naturais ou de nylon duro etc.

Além  disso, podemos entreter o animalzinho através do adestramento e realizando alguns comandos. Os Pets adoram estar em comunicação conosco, então será uma atividade que vai intensificar ainda mais a relação com o tutor.

Outra dica é levar seu pet para brincar com outro pet. Isso é possível através de hoteizinhos, day-care ou até mesmo dentro de casa. Caso esteja muito frio e essa brincadeira for acontecer numa praça ou quintal, lembre-se de agasalhar seu bichinho.

A boa e velha brincadeira de bolinha com os cães nunca falha. Principalmente se o seu cãozinho for maluco por perseguir objetos. O mesmo vale para os gatos utilizando o Flying Cat por exemplo. Essas atividades podem fazer o seu animalzinho se cansar rapidinho, diminuindo o tempo ócio e a probabilidade de adquirir problemas dentro de casa.

Apesar das várias opções de como entreter pet no inverno, pode ser que ele queria mesmo é um momento coladinho para fugir da baixa temperatura. Caso isso aconteça, dê a ele um lugarzinho perto de você, onde ele se sinta acolhido e seguro do frio.