Cães adultos que fazem as necessidades no lugar errado… ainda tem jeito?

Muito se fala sobre a importância de ensinar o cão desde cedo a fazer xixi e cocô no lugar certo. De certa forma essa é não é uma tarefa difícil, visto que os filhotes aprendem com mais facilidade e normalmente ainda não possuem comportamentos errados condicionados.

                  Basicamente, para ensinar o seu cãozinho recém-chegado na casa acertar o banheirinho determinado, é necessário recompensar o máximo de vezes possível sempre que você flagrar esse acerto. Quanto mais novo é o animal, mais xixi e cocô ele vai fazer durante o dia. Ou seja, você terá um maior numero de vezes para poder recompensar o seu bichinho.

                  Com animais adultos o protocolo muda um pouquinho. Além de esse cão conseguir segurar por muito mais tempo a urina na bexiga (diminuindo assim o numero de vezes que você poderá flagrar e recompensar os acertos), muitas vezes ele trás consigo um condicionamento em fazer no local errado justamente repetir esse comportamento todos os dias. Por ultimo, outro fator que pode contribuir fortemente para que esse animal continue errando o local das necessidades é o reforço do tutor através de uma bronca acreditando que essa atitude vai resolver o problema, sendo que essa bronca pode ser encarada pelo animal como aquela atenção que ele tanto queria.

                  Para corrigir as necessidades no local errado do cão adulto o tutor precisa ter acima de tudo: paciência. Por causa dos fatores já mencionados acima pode ser algo demorado para se resolver, mas que com treinos diários sabemos que é super possível!

                  A primeira coisa que devemos fazer nessa situação é entender o motivo desses xixis e cocos errados. Pode ter como raiz uma ansiedade por separação, pode ser por demarcação de território (o que normalmente acontece com animais machos não castrados), pode ser para chamar a atenção etc. Sabendo a real causa desses errinhos, minha sugestão é começar a trabalhar imediatamente esse gatilho e paralelamente tentar flagrar algum acerto no local correto. Para ganhar tempo, a dica é dar uma boa ingestão de liquido para o pet (pode ser água de coco natural ou diluir a ração/petiscos em água filtrada e depois fornecer) e logo em seguida realizar atividade física com ele. O conjunto desses  dois fatores vai fazer com que ele tenha vontade de fazer xixi mais rápido, portanto fique próximo do local que você escolheu para ser o banheirinho oficial do seu animal. Assim que ele se aliviar no lugar certo, faça uma festinha e entregue um petisco gostoso.

                  Para diminuir a chance dele errar nesse treino, retire do local qualquer outra superfície de absorção como tapetes e panos, e deixe bem afastado os potinhos de água e ração. Em caso de duvidas, procure por um adestrador profissional para te ajudar.